28 de novembro de 2011

Dois anos do Blog da Velha Guarda do Estadual

Detalhe do prédio do Palacete Pedro Osório, antiga sede do Estadual

Dois aninhos hein!... já deixamos as fraldas!
.
“As vovós e os vovôs estão na web!
.
Colegas da Velha Guarda do Colégio Estadual de Bagé:
Não teve como resistir! Entramos na modernidade e criamos um Blog para interagir com todos que um dia passaram pelo Estadual. Tudo começou com a comunidade do Orkut "Passei pelo Carlos Kluwe", com o tópico "Alguém da Velha Guarda?", postado pelo colega Claudete. Como podem ver, a comunidade tem hoje 3.040 membros e esse tópico, que se refere ao pessoal da "antiga", é o que mais tem postagens: 308 mensagens no total, até agora a pouco, dia 28 de novembro de 2009. Vi, inclusive, que alguém da turma mais nova sugeriu que criássemos um fórum específico para tratar do nosso encontro dia 12 de dezembro pois estávamos monopolizando a Comunidade... Por isso resolvi criar este Blog. Ele não é meu. É nosso. É de todos que passaram pelo velho Estadual nos anos 50, 60, 70, por aí... Conto com toda a turma da velha guarda para postar contribuições de toda sorte como artigos, textos, fotografias, notícias e etc, que ajudem a ampliar nossos contatos com colegas que estão aí pelo mundo afora, que nunca esqueceram que um dia passaram sob o portão do antigo colégio onde estão, até hoje, dois cães em bronze: enquanto um descansa o outro vigia.”
Bagé, 28 de novembro de 2009.
.

Esta foi a Postagem Número Um do nosso Blog! Como a moedinha da sorte do Tio Patinhas, ela nos dá sorte e continua atual! Nesses dois anos foram 1.153 postagens, que geraram 3.584 comentários em mais de 118.000 acessos. Temos 175 seguidores e já fomos acessados por leitores de 74 países. Em 28 de Setembro de 2.010 passamos a utilizar o marcador Globo Maps que nos mostra que, a partir dessa data, fomos visitados por amigos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, hoje, São João da Urtiga é a 101ª cidade gaúcha a nos acessar.

Com colaboradores do Brasil, Uruguai, Estados Unidos e Portugal, ganhamos as fronteiras do Mundo e chamamos o interesse dos pesquisadores e estudiosos da Memória, da História, da Fotografia, do Cinema, do Teatro, da Política, da Ciência, da Literatura, da Poesia... e das coisas que dizem respeito ao nosso Colégio, a nossa Cidade e a nossa Região de fronteira.

Nesses dois anos achamos antigos colegas. Nesses dois anos fomos achados por velhos amigos. Possibilitamos o início de novas amizades virtuais e reais. Descobri, por exemplo, o Antunes Ferreira, do Blog da Travessa e, numa grata oportunidade, pude visitá-lo em Lisboa e comprovar pessoalmente seu bom humor e fidalguia. Conheci através do Blog o Cid, o Ianzer, o JJ, os dois Gersons, a Ana Saturnina, a Jéa, o Macedo, a Lia Valença, o Fontana, a Delta, a Janice, a Liliana, o Olmiro, a Lizete, a Doris, o Dagomar, o Galvão, o Ezio, e tantos outros - que vão me perdoar por não citar ou lembrar o nome de todos agora...

Reencontrei os professores Gesner, Juca, Kiwal... os colegas Miro de Brito - “meu professor de Bateria”, José Luiz Salvadoretti, Paulo Antonio, Jorge Saes, Paulo Learci, Carlos Muller, Heloisa Beckman, Flávio Prezza, Amado Medronha, Zeca, Domingos Savio, Ana Alice, Elbio Abib, Claudio Teran... e o Pedro da Cunha Farias que, de forma trágica, nos deixou há um mês.

Mas, estamos aí, levando este Blog com a espetacular ajuda dos amigos. A cada dia mais e mais pessoas chegam até aqui trazendo seus relatos, seus guardados, suas ideias e compartilham com todos suas emoções. E, dessa forma, vamos reconstruindo a memória do nosso velho Estadual

No próximo sábado vamos realizar nosso 3º Encontro da Velha Guarda.

Vamos nos encontrar, a partir das 14h, no Coreto Municipal.

Todos – da velha, da nem tão velha e da nova guarda – do Carlos Kluwe são convidados.

Estejam lá, vamos relembrar o tempo em que éramos apenas guris e gurias do Estadual!
.
Obrigado a todos
Luiz Carlos Vaz
.

7 comentários:

Gerson disse...

Tchê Vaz, feliz aniversário para nós, realmente foram tempos de conhecermos e reencontrarmos novos e velhos colegas. Uma maneira simples e eficaz de relembrarmos fatos que hoje tomam um lugar significativo em nossas vidas, pelas experinências que nos deram e que hoje todos nós com o cabelo prateado ou branco, outros tingidos, e outros ausentes como o meu caso, nos trazem orgulho de termos vivido aquela época do nosso Estadual. Um baita abraço a todos os xirús e chinocas deste blog.

Valença disse...

Nestes 2 anos foram "1153" contribuições úteis, informações preciosas, resgates de hábitos, palavras,alegrias. Tivemos "3584" formas de externar cumplicidade, amizade, carinho, admiração..
com "118.000" oportunidades de crescimento pessoal, atualização, alegria de "175" guris e gurias em cujo coração, um dia, foi plantada uma semente que cresceu, floresceu e hoje os frutos se espalham por "75" pontos diferentes deste mundão.

Vaz, nós seguidores do blog também conhecemos novas pessoas, às vezes fazendo de teu blog uma grande "sala de visitas"! Tudo isso nos faz pensar que longe é um lugar que não existe e que todos , de alguma maneira, estaremos presentes no 3º encontro. Abraços!
Eliana Valença

Luiz Carlos Vaz disse...

É isso aí, Gerson, gracias e um abraço!

Luiz Carlos Vaz disse...

Boa matemática, Eliana, gracias e nos encontramos em Bagé no sábado.

José Doutel Coroado disse...

Felicitações pelo 2º aniversário! Que se repita por muitos e bons posts!
Abraço

Luiz Carlos Vaz disse...

Obrigado, José Doutel, e nós aqui sempre de olho nas novidades de Vilarandelo e do quintal de Dona Josefa...

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Caro Vaz...

Na comemoração dos "2 Aninhos do Velha Guarda do Estadual" mereces mais do que parabéns e cumprimentos... Mereces "aquele abraço" de "Bom Companheiro"! Claro, sei que todos nós estamos de parabéns, pois neste "Bageense" e fraterno espaço, nos (re)encontramos, comentamos, trocamos idéias, colaborações, informações, - com texto e imagem - e até nos damos ao luxo (sadio) de darmos os mesmos suspiros de Distâncias e de Saudades - não é mesmo?
De minha parte, Vaz, sempre grato por postares meus textos e, assim, os divulgares. Também por aturares meus comentários - às vezes, quem sabe um tanto piegas, mas que são eu mesmo, com certeza... Afinal, quem não tem defeitos... rs...
Não por acaso - nem coincidência - coisas em que não acredito, encontrei o "BLOG", entrei em contato contigo e aqui estou eu a fazer parte dessa "Grande e Singular Família" que é o "Velha Guarda do Estadual". Parabéns, pela idéia que tiveste de criá-lo e recheá-lo de História, de Memória, de Lembranças, de Beleza, enfim!
Um borbulhante e ruidoso Brinde à Vida e a todos nós!!!
Com franciscano abraço!
JJ!