13 de junho de 2011

Eclipse Total da Lua

.
Nesta quarta-feira, dia 15 de junho, a Lua nascerá em Eclipse Total. O Grupo de Astronomia do Instituto de Física e Matenática da Universidade Federal de Pelotas estará na praia do Laranjal, após as 17 horas, com lunetas e telescópios para observação coletiva. Todos são convidados para acompanhar o evento e receber orientação de professores e alunos da UFPel. Horário do eclipse para o Brasil (horário de Brasília): Entrada na penumbra: 14h25; Entrada na sombra: 15h23; Início da Totalidade: 16h22; Máximo do Eclipse: 17h12; Término da Totalidade: 18h02; Saída da sombra: 19h02; Saída da penumbra: 20h01. Portanto, pelo horário de nascimento da Lua, se observará o evento a partir da totalidade e saída da zona de sombra. Após o Eclipse, será feita a observação do planeta Saturno. Caso chova - ou esteja muito nublado, não haverá observação. A equipe se reunirá em frente ao Shopping Mar de Dentro.
.
.

2 comentários:

Hamilton Caio Vaz disse...

O ponto máximo do eclipse sempre coincide com o início da fase cheia da Lua, que vai ocorrrer às 17:12 (hora de Brasília) o que também se pode verificar pela geometria na ilustração, por isso a Lua já nascerá aqui no Sul com o eclipse na fase total, e já tendo passado o ponto máximo, mas ainda assim poderemos ver a Lua totalmente coberta, com uma cor marrom-avermelhada, até 18:02, conforme diz no texto. As localidades mais a leste vêm a Lua em primeiro lugar porque a Terra gira de oeste para leste. A Lua cheia sempre nasce instantes após a entrada do Sol, no primeiro dia dessa fase. Em Pelotas o sol se põe hoje às 17:32 e em Bagé às 17:40, portanto, em Pelotas a Lua nasce primeiro e vai observar 8 minutos a mais do eclipse do que Bagé.

Hamilton Caio Vaz disse...

Mas bah tchê, como dizemos aqui na fronteira, pois um site ligado ao msn colocou como ilustração de um texto sobre o eclipse de hoje, uma fotografia de um eclipse do Sol! O disco totalmente negro, envolto por uma coroa brilhante, como consta no site, só ocorre em eclipse solar. No eclipse da Lua, fase total, o disco aparece geralmente na cor marrom-avermelhada, raramente cinzenta, mas nunca com coroa brilhante.