7 de abril de 2011

A filosofia e o cinema religioso - V, La passion de Jeanne d’Arc

 .
O Ciclo A Filosofia e o Cinema Religioso exibirá, na próxima sexta-feira, dia 8 de abril, o filme O martírio de Joana d'Arc, de Carl Th. Dreyer. Diretor dinarmarquês (1889 - 1968) que ao longo de 50 anos fez 14 filmes, Dreyer preferiu a qualidade ao invés da quantidade, e seus filmes são marcados por um alto nível cinematográfico e de abordagem humana. O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação do professor Dr Luís Rubira, ocorre todas às sextas às 20h, no Centro de Integração do Mercosul, em Pelotas. A entrada é FRANCA.
Ao longo do Ciclo estão sendo exibidas três obras sobre Joana d'Arc. A primeira de Luc Besson (1999), a segunda de Carl Dreyer (1928) e a última de Robert Bresson (1962). Trata-se de uma homenagem a mártir francesa cuja fé não foi vencida pela racionalidade de teólogos ortodoxos.

La passion de Jeanne d’Arc, 1928, França. Direção: Carl Th. Dreyer. Com: Renée Falconetti, Antonin Artaud. Sinopse: Os momentos da paixão de Joana d’Arc, do instante em que começa seu julgamento em 14 de fevereiro de 1431, até ser queimada na fogueira em 31 de maio. Baseando-se no documento original que registrou o processo contra a donzela de Domrémy, Dreyer mostra a força da fé e o estado de graça de uma mulher incompreendida por teólogos ortodoxos e juízes poderosos. (82min).
.

Nenhum comentário: