2 de abril de 2011

Igreja do Galo abrigará centro cultural

Exposição com acervo de Isaias Evangelho deve inaugurar Centro Cultural

que surgirá, através do esforço de um grupo liderado por Jenny Chagas,

nas ruínas da antiga Igreja do Galo, em São Gabriel
.
"Será inaugurado em São Gabriel o Centro Cultural / Museu - Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, no local onde foi construída em 1817 a sua primeira igreja. Também chamada de Igreja do Galo, devido ao galo de estanho que o Marechal João de Deus Menna Barreto trouxe das Reduções Jesuíticas, em 1805.
"A igreja passou por inúmeros percalços. Teve o galo roubado em 1985, e sua demolição foi iniciada sob o patrocínio da própria Paróquia da Matriz, que se localiza a uns cem metros dali. Como na época a comunidade se rebelou contra esse ataque ao patrimônio da cidade, as obras foram embargadas. A Igreja do Galo, no entanto, só foi declarada Patrimônio Histórico do Município em 1989. Mais tarde, por obra de algumas pessoas abnegadas, lideradas pela Sra. Jenny Chagas, foi encontrado um documento, datado de 1813, onde o antigo Governador da Capitania do Estado, Dom Diogo de Souza, doava à cidade de São Gabriel o terreno para a construção da capela. De posse desse documento as ruínas foram registradas em nome do município e a Igreja Católica perdeu o mando sobre tudo que se referia ao local e ao que restava das ruínas do prédio.
Com um projeto baseado na Lei de Incentivo à Cultura, a LIC, foi feito um projeto para criação do Museu/Centro Cultural da Igreja do Galo, com a colaboração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN. No local - onde deverá renascer a cultura de toda a cidade, será inaugurada em breve a exposição Isaias Evangelho, com mostra de trabalhos do fotógrafo e desenhista que começou a atuar na pacata São Gabriel do final do século XIX."
.
Na foto de Marcelo Ribeiro aparecem: o Secretário de Turismo, Nairo Gonçalves, Gerson Oliveira, Marilene Dotto e Jenny Chagas - ambas do Instituto Harmonia, e André Petrarca, assessor do secretário
.
Enviado pelo colega
Gerson Luís Barreto de Oliveira
direto de São Gabriel
.

3 comentários:

Luiz Carlos Vaz disse...

Gerson, quem sabe lançamos uma campanha para tentar localizar o "Galo"? Existem descrições mais precisas da peça? Tamanho, peso aproximado, época exata do sumiço do galo...???

Anônimo disse...

Vaz

Por séculos Portugal aguardou o retorno do Rei D. Sebastião das guerras na África. São Gabriel espera até hoje o retorno triunfal do seu " Galo "! Aguardando manifestações, onde está o Galo ?
Abraço
Gerson

Luiz Carlos Vaz disse...

Atenção colecionadores, antiquários e etc, esse Galo vai acabar cantando fora de hora... atenção!!!