20 de junho de 2011

A poesia necessária VIII - Encorujado Verso

O colega JJ gostou tanto das "corujas" da Maribel que, além dos comentários, inspirou-se para escrever estes encorujados versos que dedicou-os ela. Vamos ilustrá-los com mais corujas da nossa leitora/fotógrafa, Dra Maribel Felippe, que amanhã apresenta seu Seminário sobre Os direitos individuais frente às questões de aborto e eutanásia no pensamento de Ronald Dworkin, no Mestrado em Filosofia da UFPel. Que as corujas estejam com ela e lhe tragam muita sabedoria...
.
.
Encorujado Verso... 
.
Para Maribel Felippe!
.
J.J. Oliveira Gonçalves
 .
As corujas são aves misteriosas
Voltadas ao Silêncio e à Solidão!
De sua plumagem, sei, que são ciosas
Enigmas Pios de Deus - Reflexão!
.
Criança - ainda - o índio coração
Ouviu de uma coruja o chirrear:
Já era em sua noturna saudação
O Espírito-Animal a me chamar!
 .
Depois - com Bom Francisco - aprendi
Louvar Mãe-Natureza e os animais:
Seu canto cirandar... Chorar seus ais!
.
Mana Coruja, eu sei, me ensinou
Deixar voar a Alma... e a Alma voou
E a ver na Escuridão... e então eu vi!
.
Encorujado verso... Tarde fria
Rimado matutar... Filosofia!
.
JJ Oliveira Gonçalves
.

4 comentários:

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Olá, Vaz!
Muchas gracias, por postares esses "versos encorujados" - belamente ilustrados por essas outras (e fofas) corujinhas da Dra. Maribel! Com certeza, as corujas me inspiraram e me "mostraram" essas metáforas feitas de Filosofia e Espiritualidade!
Abração!
JJ!

Luiz Carlos Vaz disse...

A interioridade e reclusão do inverno creio que fazem bem aos poetas. Mas, JJ, almejamos logo a chegada da Primavera onde certamente nascerão muitos poemas como esse.

Vera Luiza disse...

Hoje não vou me "encorujar"... rsrsrs... Acho que um solzinho esperto vem por aí, não sei se perdurará´... mas as corujinhas fotografadas pela Maribel estarão por aqui a anunciar... Este blog é realmente "abençoado por Deus e bonito por natureza", como já disse um poeta. Aqui as notícias, mesclam-se com a magia das palavras e das memórias que as fazem brotar, sem falar nas lentes atentas dos artistas fotógrafos, sempre prontos a captar aquele momento especial que seus olhares e sentimentos descobrem...Parabéns a todos, em especial a Maribel pelo encantamento que nos proporciona... Abraço!

Maribel disse...

Obrigada a todos pelo carinho! Não imaginava que as fofas corujinhas agradariam tanto!