7 de junho de 2011

Sobre o escritor Aldyr Garcia Schlee

Aldyr Garcia Schlee - Retrato por Gilberto Perin (Jaguarão RS Brasil), 2011
.
O escritor no pampa
.
Don Aldyr Garcia Schlee  é um dos escritores e romancistas mais importantes do Brasil na atualidade. Vive de sua literatura. Isolado, fronteiriço, mora num sítio no meio do pampa, quase na divisa com o Uruguai. Escreve metodicamente todos os dias, habita no interior de uma magnífica biblioteca e dali faz suas incursões e pesquisas pelas cidades e regiões do pampa – escuta seus habitantes, ouve as lendas, as verdades e as mentiras, observa as planuras no relógio das estações e no vôo pontual das aves migratórias. Inventou, delimitou e transita em seu próprio mundo literário. Escreve em português e no castelhano modulado da voz da fronteira. É o autor que nos traz as riquissimas histórias de suas personagens imbricadas numa linguagem ousada, contemporânea e transversal de um mundo paralelo à mimetização da linguagem das grandes metrópoles.
Autor de mais de 30 livros entre os quais Uma Terra Só, Linha Divisória, Contos de Verdades, Contos de Futebol, O dia em que o Papa foi a Melo, Camisa Brasileira, Os limites do Impossível – Contos Gardelianos e Don Frutos. É o tradutor premiado de Facundo – Civilização e Barbárie, de Domingo Faustino Sarmiento (Prêmio Açorianos de Tradução, 1997); e o prestigiado autor da última edição crítica de Contos Gauchesco e Lendas do Sul, de João Simões Lopes Neto – publicada em 2006, com registro de variantes e estabelecimento do texto, além de estudo paratextual, análise textual, notas, glossário e cronologia. Tradutor de Dom Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes em nova edição comentada e com elucidário de sua autoria, em publicação por edições ardotempo.
.
Foi o ganhador de duas Bienais Brasileiras Nestlé de Literatura (1992 e 1994),
vencedor de quatro prêmios Açorianos (1997, 1998, 2001 e 2010) 
e consagrado com o Prêmio Fato Literário de 2010, no Rio Grande do Sul. 
Os limites do Impossível – Contos gardelianos foi considerado o Livro do Ano 2009 pelo jornal Zero Hora. 
Prêmio Açorianos de Literatura em 2010. 
Prêmio Fato Literário 2010 RBS
Don Frutos – O romance foi considerado o Livro do Ano 2010 pelo jornal Zero Hora.
É finalista do Prêmio Portugal Telecom 2011, com o romance Don Frutos.
O livro CAMISA BRASILEIRA será lançado no dia 1º de julho no Museu do Futebol – São Paulo.
.
Aldyr Garcia Schlee é o criador do uniforme canarinho da Seleção Brasileira de Futebol, escolhido em concurso nacional em 1953.
.
.

2 comentários:

Gabi Mazza disse...

Eu tenho um grande amor por esse canto que escolhemos para viver. Não é só porque aqui temos a tal da "qualidade de vida". Isso é verdade, mas não é tudo. Aqui o melhor está em todos os cantos. Nas esquinas de arquitetura eclética, nos acordes dos talentosos músicos de Satolep e nas linhas encantadoras do magnífico Schlee. E o melhor é que tudo isso faz parte do cotidiano. Simples assim!

Luiz Carlos Vaz disse...

Sim, Gabriela, deveríamos meditar mais sobre esse "estado de satisfação" que às vezes passa batido. Realmente um lugar privilegiado esse nosso Pampa Fronteiriço... e que fabrica a melhor cerveja do mundo: a Mondi Ginger-orange...