18 de agosto de 2010

Bagé, cidade histórica - III, Associação se reúne em Bagé

Participantes conheceram o projeto do CIP que será erguido em Jaguarão

Nesta quarta-feira (17) aconteceu em Bagé a terceira reunião da Associação das Cidades Históricas do RS. Estiveram presentes as cidades de Bagé, Caçapava do Sul, Jaguarão e Pelotas.
No momento esteve em discussão o regimento da associação, aprovação das atas das primeiras reuniões realizadas este ano em Jaguarão e Pelotas. Também foi destacada a importância da associação para o fortalecimento das políticas públicas direcionadas para o patrimônio cultural, como por exemplo, a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, que conseguiu para as cidades da entidade a realização da rede subterrânea de fiação com parte do recurso custeada pela concessionária de energia elétrica.
O prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins, esteve presente na atividade acompanhado do Secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto, e destacou que considera o momento adequado para a criação da Associação das Cidades Históricas do RS, pois isto deve potencializar os programas e projetos nesta área para estas cidades.
Até o momento já participaram das discussões também as cidades de Novo Hamburgo, Piratini, Rio Grande e Santa Tereza. A próxima reunião acontecerá em Caçapava do Sul no dia 05 de novembro.
Pela manhã palestraram dentro da programação da Semana do Patrimônio de Bagé, o Diretor de Patrimônio Histórico da Secult de Jaguarão, Alan Melo, e a Diretora da Unipampa - Campus Jaguarão, Profª Maria de Fátima Bento Ribeiro, sobre a construção do projeto do Centro de Interpretação do Pampa, que será erguido nas ruinas da antiga enfermaria do General Osório, em Jaguarão.
.
www.secultjaguarao.blospot.com
.
.

Nenhum comentário: