4 de agosto de 2010

Dois homens, dois aeroportos - III, O Comandante Kraemer

O Comandante Gustavo Kraemer (E) junto a uma das aeronaves da SAVAG

Logotipo da SAVAG
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O Gerson Mendes Corrêa achou este material sobre o Comandante Kraemer, a Savag e o seu Lodestar PP-SAA, no jornal eletrônico Bom Dia Comunidade, de Rio Grande, e nos enviou o endereço. O texto narra vários fatos ligados ao Comamndante Kraemer e ao protagonismo da aviação aérea brasileira. Vale a pena ler.

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"Ecos do Passado

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Entre seus inúmeros pioneirismos, a cidade do Rio Grande pode se orgulhar de ter participado do início da aviação comercial no Brasil, quando, em 1927, foi implantada a primeira linha aérea do Rio Grande do Sul. O hidro-avião bimotor “Atlântico”, de prefixo alemão D-1012, da Companhia Condor Syndikat, Berlim, em novembro de 1926 decolou de Buenos Aires, passou por Montevidéu e aqui chegou, tornando Rio Grande a primeira cidade do Brasil a receber uma aeronave comercial para o transporte de passageiros e cargas. Foi o primeiro passo para a criação da Varig, que ocorreu no ano seguinte. O “Atlântico”, depois de realizar muitos voos para a Varig, foi desativado em 1932 e vendido como sucata.
Na década de 40, a Varig resolve suspender seus voos para Rio Grande, obrigando nossos passageiros a embarcar em Pelotas, enfrentando as dificuldades de uma estrada de péssimas condições, ainda sem pavimentação. Ao tomar conhecimento deste fato, um rio-grandino que atuava no ramo da aviação no Rio de Janeiro, preocupou-se e resolveu fundar uma empresa aérea em sua terra natal. Era o Comandante Gustavo Ernesto de Carvalho Kraemer, experiente piloto da Panair do Brasil.
Em 1946, reunindo alguns capitalistas, Kraemer fundou a Sociedade Anônima Viação Aérea Gaúcha – a SAVAG. Dos três aviões Lockheed Lodestar adquiridos da Panair, de prefixos PP-SAA, PP-SAB e PP-SAC, o primeiro, batizado de “Cidade de São Pedro do Rio Grande”, foi recebido festivamente em 10 de janeiro de 1947, iniciando, assim, as viagens entre Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. Em seguida, vieram os aparelhos de prefixos PP-SAB (“Cidade de Pelotas”) e PP-SAC (“Cidade de Bagé”). Autorizada a funcionar em 2 de janeiro de 1947, a SAVAG cresceu e chegou a atender cerca de 15 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Mais tarde, adquiriu um Douglas DC-3, batizado com o nome de “Erechim”.
Gustavo Kremer nasceu aqui no Rio Grande em 11 de junho de 1911. Foi atleta do Clube de Regatas Rio Grande na natação e no remo e goleiro do S.C. Rio Grande, do qual seu pai foi um dos fundadores. Após atuar em outras funções ainda na juventude, dedicou-se à aviação, sendo brevetado pelo Aeroclube do Rio Grande, onde chegou a instrutor de voo, daí galgando todos os escalões da aviação comercial, culminando com a fundação da SAVAG. Morreu tragicamente em 30 de julho de 1950, pilotando o “Cidade do Rio Grande”, numa viagem especial para São Borja, transportando políticos do PTB que visitariam Getúlio Vargas em uma de suas estâncias. Em meio a intenso nevoeiro, o Lodestar chocou-se com o morro Cortellini, próximo a São Francisco de Assis, vindo a falecer, além do Comandante Kraemer, todos os demais tripulantes e passageiros, entre os quais o senador Salgado Filho, que foi o nosso primeiro ministro da Aeronáutica.
Três dias depois da tragédia, por ocasião do sepultamento de Kraemer e dos demais rio-grandinos falecidos no acidente, o Executivo dava a denominação de “Comandante Kraemer” ao recém-inaugurado aeroporto municipal, através do Decreto nº 832, de 2 de agosto de 1950, assinado pelo prefeito Miguel de Castro Moreira. No entanto, parece não ter sido reconhecida, até hoje, pelas autoridades aeroviárias, a decisão da Prefeitura. O aeroporto de Bagé, este sim, é oficialmente reconhecido pelo DAC como “Aeroporto Gustavo Kraemer”.
É pena! Nosso herói parece ter sido esquecido pelas autoridades que lidam com a aviação comercial e pela cidade que o viu nascer e da qual ele tanto se orgulhava, a ponto de aqui concretizar seu sonho. O sonho de voar com a sua SAVAG."

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Link: http://www.bomdiacomunidade.com.br/index.php?p=lernoticia&area=2&pagina=16&codigo=2910
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2 comentários:

Gerson Mendes Corrêa disse...

A coragem, o empreendedorismo desse gaucho e de oustros tantos da nossa história riogandense, foi a principal alavanca para fazer nossa terra, o amado Rio Grande do Sul, salientar-se em âmbito nacional.

Luiz Carlos Vaz disse...

O RS é o berço da aviação brasileira, sem dúvida. Hoje...