Foto da reunião preparatória sobre a biografia de Don Guasque. E/D Gerson, Renato Guasque, advogado de Ponta Grossa, que veio pela primeira vez à Bagé, D. Elma Sant'Ana, escritora, e Viviane, esposa de Renato, todos no Madre Maria, admirando a Catedral onde Ignácio casou com a Anna Luiza, e José Luiz foi batizado.
.Amanhã vamos iniciar uma série sobre as memórias de Don José Guasque, um espanhol que fugiu para não ser morto devido às suas idéias liberais, na Espanha pós Napoleão, e que ficou aqui, na região do Pampa, mais conhecido por Dom Guasque. Fez história e deixou muitos filhos. Em setembro desde ano, o NPHTT será sede de uma palestra sobre esse tema. Leitor e amigo do nosso Blog, Gerson Luis Barreto de Oliveira, que é um dos descendentes de Dom Guasque está escrevendo relatos sobre os personagens deste Clã de Guasques que tem sua história desenvolvida em Bagé e outras localidades da região. Esses fatos estão sendo retirados das memórias familiares, sempre relembradas em reuniões dos Guasques, e de documentos que o Gerson tem achado em um Baú que ficou preservado por uma de suas tias. Pretendemos com a publicação desses relatos memoriais contribuir para o melhor conhecimento da história de Bagé e de nosso Pampa além fronteira. As histórias da familia Guasque certamente são iguais às de nossas famílias. O que precisamos é contá-las. E isso o Gerson "Guasque" está fazendo. Quem mais se habilita?
.
.
2 comentários:
Vaz
Tento trazer um pouco da tradição oral da Família Guasque, em homenagem à saudosa memória da minha avó Orphelina Guasque Barreto, responsável por ter me passado todos esses relatos.
Espero que gostes, assim como os teus leitores, escrevi de uma forma afetiva do que eu gravei duma época muito feliz.
Vou avisar ao clã Guasque.
Abraço, e obrigado pelo espaço que dás para estas pequenas crônicas.
Gerson
parabens ao gerson pela iniciativa de divulgar fatos da história do Rio Grande.
Feliciano
Postar um comentário