18 de dezembro de 2010

Um baú no Pampa - XVI, As Bíblias Guasque Barreto

A Bíblia do Cunhathay
 .
A Bíblia Rei James I
 .
Leituras Guasque - II

Através da Família Guasque o livro mais editado do mundo não chegou até mim, mas dei um jeito de suprir esta falha, começando com uma pequena coleção. Onde se destaca a Bíblia do meu avô Idelmar Simões Barreto, que se casou em 1930 com minha avó. Ambos eram vizinhos na mesma quadra em Bagé, na Marechal Deodoro, próximo a antiga Estação Férrea, hoje Centro Administativo.
Tenho muito apreço por este exemplar, eu sabia onde minha avó Orphelina Guasque Barreto a guardava na campanha, na sua casa, aos pés do Cerro do Cunhatay, em Dom Pedrito. Um dia ao chegar em férias fui procurar algo na gaveta, onde eram guardados os livros, nada restava, todos haviam sido comidos por um rato, menos o exemplar da bíblia de 1920, desde então foi minha.
Os Barreto, em 1930, já tinham todos se convertido a fé Anglicana mas essa bíblia não é voltada para esta corrente cristã, a tradução para o português não chegara até Bagé, e a biblia católica seguia sendo utilizada. Lembrando que esta igreja foi reformada pelo cruel Henrique VIII, aquele das seis esposas, e duas delas perderam literalmente a cabeça ao se casarem com ele. Posteriormente o Rei Jaime I, sucessor da sua filha Isabel I, publicou uma bíblia que fazia uma reunião dos pontos de atrito das igrejas Católica, Luterana e Anglicana.
A mãe do meu avô era beatíssima dentro da Igreja Anglicana, e devotava uma grande aversão a tudo que não fosse da sua fé, que como toda fanática, acreditava ser a sua a seguir a verdadeira palavra de Jesus Cristo. Tenho o exemplar que era dela, de 1903, mas também era uma bíblia católica, e sei que ela a havia decorado de cabo a rabo. Quando os netos querendo adulá-la perguntavam por um número aleatório de página do livro santo, lá vinha ela citando a tal folha nos mínimos detalhes para espanto de todos, e satisfação da própria.
Mais tarde ganhei da minha querida ex professora, Inês Baquè Simões Pires, casada com um primo distante do meu avô, a legítima bíblia inglesa do Rei James I, uma raridade de 1852, editada em Liverpool.
.

Enviado pelo colega
Gerson Luís Barreto de Oliveira
.
.

Nenhum comentário: