8 de abril de 2012

Imagens do cotidiano - LXX, As nuvens do meu tempo de criança

O Céu de Santa Vitória do Palmar em 24 de Março de 2.012
.

As nuvens do meu tempo de criança (*)
.
Luiz Carlos Vaz
.
(*) Para Vera Luiza, neste 8 de Abril
.
.
As nuvens de hoje, creio, não são como as nuvens de quando eu era criança. Não? É, acho que não! 
.
No meu tempo de criança, em Bagé, as nuvens eram brancas. Ah, e lembro bem, o céu era azul. No meu tempo de criança as nuvens, repito, que eram brancas, formavam figuras de animais e coisas... eu e meus irmãos costumávamos ficar olhando para o céu, repito, que era azul, onde as nuvens, que se moviam suavemente, iam se transformando em coelhos, ursos, gatos e em outros bichos que nós só conhecíamos de revista.
.
Ali (ou lá?), diante dos nossos olhos, poderiam aparecer efêmeras imagens de camelos, elefantes ou girafas. Aquelas imagens, brancas como o algodão, que alimentavam nossos sonhos e nossa imaginação, não davam sinais de que poderiam desaparecer. Na verdade, não sei dizer quando aquelas nuvens brancas e todo aquele enorme céu azul desapareceram. Não lembro quando deixei de olhar para o céu – que era azul - para admirar as nuvens – que eram brancas - e suas formas mutantes. No entanto, neste primeiro fim de semana do Outono, elas – as nuvens brancas como o algodão - apareceram de repente para mim num céu que – como nos tempos de menino - estava azul. 
.
Meu filho pequeno apontou para o alto e disse:
.
_ Olha, pai, um coelho... Olha só, agora ele perdeu as orelhas, virou um urso...
.
Imediatamente voltei no tempo e passei também a brincar com as nuvens. Ali, naquele céu, azul como nunca, que abrigava em seu seio nuvens brancas como o algodão, começaram imediatamente a se formar as mesmas figuras de animais e de coisas já conhecidas por mim.
.
Sob o céu de Santa Vitória apareceram, sem dúvida, as mesmas nuvens brancas da minha infância em Bagé.
.
Luiz Carlos Vaz
.
.

2 comentários:

Vera Luiza SVaz - maudepoesia.blogspot.com disse...

Obrigada irmão e amigo Vaz, pela homenagem de sensibilidade, recordações lindas e amizade!
Abraço!
Ah! Colei lá no meu blog... rsrsrs...

Luiz Carlos Vaz disse...

Vera, ao contrário do Estadual, aqui (e em maudepoesia) podemos "colar" à vontade...