3 de dezembro de 2011

E o 3º Encontro continua - A contribuição do Cid

Cid Marinho deu detalhes de sua produção artística que saudava a Velha Guarda
Quem não trocou Gibis no Cine Glória?
O diretor Zeca Brito falou do seu entusiasmo pelo Cinema

Bem, acabamos de conhecer as fantásticas "Aquarelas" do Cid, visitamos a Exposição de Gibis antigos, e assistimos dois filmes: O breve assalto, de Zeca Brito, e O homem que amava cinema, a cargo da turma do Cine Clube Shazan. Este 3º Encontro está muito bom...

6 comentários:

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Pois... eis nosso Grande Cid!!
Parabéns, índio velho, pela exposição que - com certeza - foi reminiscentemente bela e suspirosa... Ah, Cid e Vaz... Verdade: que não trocou gibi no "Glória", aos domingos à tarde, hein? (Chegam-me tantas e tão vivas cenas à memória destas retinas esmaecidas... Chegam-me, ainda, cheiros, cores, sabores, texturas... Mesmo faces da gurizada que éramos, enquando o Sol brilhava e nos sorria...) Eu troquei... e muitos. Aliás, não só trocava, mas também vendia e comprava. Era um verdadeiro "comércio de inocências, sonhos, ilusões"... Coisas belamente pacíficas e marcantes de nossa "Época de Ouro" - como costumo dizer. Sabem? Quando ainda morava na Rua dos Sargentos, meu pai "esticava" um cordão (ou corda) de um espaço a outro da parede, na "venda", e, ali, enfileirava gibis, revistas românticas da época, almanaques, enfim... Ah, e naquele improvisado e criativo "balcão de negociações", eu continuava a trocar, vender e mesmo a comprar dessa encantadora, arrebatadora e instigante literatura...
Parabéns, "Homem Arquivo" - como bem te denominou nosso fraterno Vaz - alegre companheiro da "andança (e herança!) poética" daqueles tempos em que "a vida era calma porque era manso o boi"!
Abração, líricos cúmplices da era das meninas e dos meninos cheios de Sonhos-de-Amor e simplicidade!
JJ!

Cid M. Marinho. disse...

Grande amigo J.J.
Que bom que você gostou do que viu na minha modesta exposição! Infelizmente, eu não consegui mais painéis para que se pudesse apresentar uma maior quantidade de Aquarelas e Gibís.
Foi muito prazeroso e gratificante para mim, poder conhecer a "Velha Guarda" do Estadual, todas, pessoas muito especiais, simpáticas, cultas e agradáveis.
Fiquei emocionado quando você disse que também trocou muito "Gibí" na frente do "Cine Glória"... Pois saiba, meu caro amigo, que aquele "intercâmbio cultural" (Porque, as Histórias em Quadrinhos também são consideradas uma parte da nossa Cultura!), aconteceu só na frente daquele saudoso Cinema! Quando o "Glória" fechou as suas portas, no começo dos anos 1980, aquela "mania" da gurizada trocar Gibís antes do início das "matinés", terminou junto com o Cine Glória. Aquele marcante intercâmbio de Gibís, não foi transferido para a frente de outro Cinema, foi uma exclusividade do mais popular dos Cinemas de Bagé.
Um forte abraço, do Cid

Luiz Carlos Vaz disse...

Cid e JJ, no ano que vem tem mais...

Cid M. Marinho. disse...

Prezados Vaz e J.J.
Se Deus quiser! No ano que vem vamos expor durante a "Feira do Livro de Bagé": Fotografias e Cartões Postais antigos.
E, se a "bugrada" nos facilitar, vamos aproveitar e mostrar também alguns "Álbuns de Figurinhas" dos anos 1950/1960.
O que é que a "gurizada medonha" acha disto?!?
Att, Cid.

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Pois, caro Cid...
Desejo que o "IVº Encontro da VG" seja reminiscentemente marcante!
E, de minha parte, concordo plenamente com tua idéia dos "Álbuns de Figurinhas" - anos 50/60! Quanto mais material para lembrarmos e falarmos dos nossos "Tempos Áureos" melhor!
Abração, índio velho!
JJ!

Marinho disse...

Bom dia caro parente Cid.
Estou encantado com o teu trabalho, resgatando o passado de nossa Bagé, familia, cinema, enfim tudo o que marca nossa história de vida, segue em frente isso é bem salutar, um forte abraço assim quem tenho algo que posso colaborar estarei te enviando, um fraterno abraço.

Euclydes R. Marinho
Bagé