11 de novembro de 2010

BPP faz 135 anos - II, A programação de encerramento

 Unanimidade cultural de Pelotas, a BPP completa 135 anos em 2010
.
Criada em 14 de novembro de 1875 por um grupo de republicanos, a Bibliotheca Pública Pelotense - BPP, comemora 135 anos nesta semana, com uma programação cultural centrada nas relações de fronteira Brasil - Uruguai, e no tango. Com o título BPP 135 Anos/Letras e Versos de Fronteira, a programação de aniversário foi aberta no dia 15 de outubro e encerra no próximo fim de semana com o evento O Universo do Tango, que contempla dança, mesa redonda, oficinas (no sábado, dia 13)  e música ao vivo. O fechamento acontece no domingo, dia 14, com a VI Mostra de Música Brasil - Uruguai, a partir das 19h30. Como convidado especial o maestro uruguaio Juan Schellemberg e a orquestra Fugata Tango.  Na abertura haverá a participação dos músicos locais, Frederico Viana e Maria Conceição. Todos os eventos têm entrada franca.

Confira a programação dos dois dias e a relação de convidados:

- 13/11 - Sábado – O Universo do Tango
 Oficinas, mesa redonda e espetáculo de dança.  Convidados: Hugo Indart, Tereza Acosta, Gustavo Imperial, Laura Smart e Luís Hadê. Oficinas a partir das 14h. Mesa redonda e espetáculo de dança a partir das 19h30. Mesa redonda: Tango - de Gardel a Piazolla. Origens, história, grandes nomes e grandes polêmicas - Gardel: argentino ou uruguaio?

- 14/11 - Domingo – 19h30 – Salão Nobre – VI Mostra de Música Brasil - Uruguai
Mostra coletiva com músicos dos dois países. Convidado especial: maestro Juan Schellemberg e orquestra Fugata Tango. Abertura: Frederico Viana e Maria Conceição.
Evento de aniversário da Bibliotheca Pública Pelotense -135 Anos em 14 de novembro de 2010. 

Encerramento da programação.

Convidados para a mesa redonda, dia 13/11 – 19h30

 Luiz Hadê:
Professor aposentado de violão do Conservatório de Música da UFPEL; produtor e apresentador do programa A Todo Tango, da Rádio Com; violoncelista da Orquestra Sinfônica de Pelotas; recebeu o troféu Gardel de Oro, outorgado pela Asociación de Los Cronistas de la Ciudad de Buenos Aires.

 Hugo Indart:
Professor de escolas públicas e privadas desde 1965; professor de violão e solfejo; pesquisador com trabalhos publicados na área de educação; título de Investigador, outorgado pela Biblioteca Nacional del Uruguay; compositor de temas para peças de teatro; palestrante consagrado sobre a obra de Gardel; membro da comissão executiva da Academia del Tango de la República Oriental del Uruguay.

 Tereza Acosta:
Professora, teatróloga e atriz, com formação de Ator, no Teatro Pueblo, desde 1964; diretora do Grupo Teatral Germinal (GTG), de Montevideo; co-diretora, entre outros, dos espetáculos Gardel después de Gardel, Dejá que los pájaros regresen, Tanguitud y Libertando, Flor de un día e Principe de mameluco,  apresentados pelo GTG; recebeu vários prêmios, entre eles, pelos seus trabalhos literários e de direção teatral, outorgados pelo FUMTET, de Montevideo e da AGADU, de Montevideo.

  Gustavo Imperial e Laura Smart:
Experientes bailarinos, coreógrafos e professores de tango e danças do folclore uruguaio e argentino; primeiro lugar no Campeonato de Tango do Uruguai, de 2009; professores de tango e milonga do Joventango, de Montevideo; realizam espetáculos de tango no Uruguai, países da Europa e da América do Sul, são bailarinos do grupo de folclore El Hornero, de Montevideo.
.

Nenhum comentário: