26 de novembro de 2010

A Filosofia e o Cinema Político - III, A caminho de Kandahar

.
O Ciclo "A Filosofia e o Cinema Político" exibirá hoje, dia 26 de Novembro, o filme iraniano "A caminho de Kandahar". Após o filme, haverá debate em torno dos seguintes temas: conflitos do Afeganistão com URSS e EUA, fundamentalismo, uso da Burka (mulheres) e da barba (homens), conflitos no Oriente Médio, fatos que levaram a morte de 1 pessoa do povo do afeganistão a cada 5 minutos entre os anos de 1980 e 2001 - ano de conclusão do filme (Seleção Oficial do Festival de Cannes).
 
O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação do professor Dr. Luís Rubira, ocorre todas as sextas, às 20h, no Centro de Integração do Mercosul em Pelotas. A entrada é franca.
 
Título original: (Safar É Gandehar), direção: Mohsen Makhmalbaf, com Niloufar Pazira, Hassan Tantai, Sadou Teymouri. Duração: 85 min. Sinopse: Nafas (Niloufar Pazira) é uma jovem afegã que fugiu de seu país em meio à guerra civil dos Talibãs e hoje trabalha como jornalista no Canadá. Até que sua irmã mais nova, que ficou no Afeganistão, lhe envia uma carta avisando que irá se suicidar antes da chegada do próximo eclipse solar. Nafas resolve então retornar ao Afeganistão a fim de tentar salvar sua irmã. O percurso desvela a realidade de um país dominado pelos fundamentalismos.
Conheça a programação completa do Ciclo clicando AQUI.
.

Nenhum comentário: