29 de novembro de 2010

A luz no fim do túnel

Perfurado na rocha granítica, o túnel tem cerca de 10m de altura
e, aproximadamente, mais de 200m de comprimento
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Inúmeras infiltrações tornam o local perigoso

 A verdadeira "luz no fim do túnel"...
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O título da postagem pode ter inúmeros significados poéticos e literários. Mas, neste caso, é literalmente isso: a luz no fundo do túnel. Do túnel do trem. Do trem que ligava Pelotas a Canguçu até o início dos anos 70, por aí. Construído pelo Batalhão de Engenharia do Exército, nas primeiras décadas do século XX, hoje o túnel não tem mais nem os trilhos ou os dormentes. Situado na Colônia Maciel,  no interior de Pelotas, virou apenas uma atração turística (?) para os mais arrojados caminhantes. Ao visitá-lo sempre lembramos da irresponsabilidade das autoridades públicas que permitiram a desativação de boa parte da malha ferroviária brasileira. Para a volta do transporte ferroviário pleno, sim, parece não haver luz no fim do túnel...
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Um comentário:

Sérgio Fontana disse...

Desde há muito tempo venho debatendo o caso do transporte ferroviário no Brasil com quaisquer pessoas que se interessem pelo assunto. Debato, e me debato contra a incompetência, o descaso e a má fé do governo federal que permitiu e incentivou, ao longo de muitos anos, o desmonte infraestrutural das ferrovias e seus trens. Parece que o Brasil ainda prefere correr na contramão do bom senso no que se refere: à economia de recursos energéticos; à diminuição dos agentes poluentes; e ao desafogo das vias rodoviárias, cujo principal problema é a excessiva quantidade de caminhões de transporte de cargas pesadas.
No meu blog, em http://oseculoxx.blogspot.com/2009/03/na-contramao-o-transporte-ferroviario.html
tem uma postagem referente a este assunto.