17 de novembro de 2010

A Filosofia e o Cinema Político - II, Memoria del Saqueo


Na próxima sexta-feira, dia 19, começa o terceiro ato do Ciclo "A Filosofia e o Cinema Político". Se no primeiro ato foi tematizado "O mundo durante a guerra fria (1945-1991), e no segundo fez-se um percurso histórico "Da Revolução Francesa ao fim da década de 1940", o terceiro ato pretende compreender o mundo "Do fim da guerra fria aos nossos dias". Serão exibidos, então, cinco filmes que mostram o conflito humano, na época atual, em todos os continentes. E para iniciar, o foco é um documentário realizado em 2004, na Argentina, por um dos maiores nomes do cinema argentino. Trata-se, ademais, de um DVD que não existe no Brasil.

O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação do professor Dr Luís Rubira, ocorre todas as sextas as 20hs no Centro de Integração do Mercosul, em Pelotas. A entrada é franca.

Sinopse:
Memória do Saqueio (Memoria del saqueo, 2004, Argentina-França-Suíça). Direção: Fernando Solanas. Tendo como foco a revolta ocorrida em Buenos Aires no ano de 2001 (conhecida popularmente como “Panelaço”), Solanas realiza um documentário sobre as origens da dívida externa argentina, do século XIX à ditatura militar de 1976. Mestre do cinema argentino, ele denuncia um genocídio social provocado pelo Estado, que mataria anualmente 150 mil pessoas por ano. 120min.

Conheça a programação completa do ciclo clicando AQUI.


Nenhum comentário: