13 de novembro de 2010

Reunião da UBES (em 1950...)

 A UBES tinha até bandeira, hoje...?
.
Muito tem se falado em UBES aqui neste blog, a União Bageense dos Estudantes Secundários. Uma organização estudantil bem antiga e que sempre teve muita representatividade durante décadas. Hoje, segundo informa o Ézio, está praticamente desativada e sem ações junto aos estudantes. Isso não é bom. Para que a gurizada de hoje perceba essa importância de reativar a UBES, publicamos esta foto enviada pelo Gerson Oliveira, que retrata a reunião de encerramento das atividades anuais da UBES, em 7 de novembro de 1950. Isso faz exatamente 60 anos!!
Em pé (E p D) aparecem Ramon Wayne, Sírio Bianchetti, José Jairo Teixeira, Francisco Dias, Nelson Segredo, o outro Nelson - de Lavras do Sul, Ernesto Wayne, Tancredo Blanco, Gleci Colares, uma moça de sobrenome Brossard, Milton Teixeira, Silvana Loureiro de Souza, Leda Losada Azambuja, e outra moça não identificada.
Vamos lá, guris e gurias de Bagé, vamos honrar a memória dessa gente, vamos reerguer a União Bageense de Estudantes Secundários, a nossa UBES!  

Nota: A UBES era filiada da UGES, a União Gaúcha de Estudantes Secundários, com sede em Porto Alegre que, entre outras tarefas aos associados, fornecia a Carteira de Estudante.
.

12 comentários:

Ézio Sauco disse...

Quanta gente boa. Confesso que sempre fico emocionado quando vejo o Wayne em uma foto, sou um grande admirador da obra dele.
També me arristo a dizer que em Bagé estão quase estíntos os famosos grêmios estudantis. Lembro que, quando ainda estava no ensino fundamental, na escola Frei Plácido foi composta duas chapas, mas depois das eleições o grupo diluiu-se rápidamente, a impotência do grupo e a falta de conhecimento da comunidade ajudou no desaparecimento.
Eu deveria ter me envolvido nas políticas estudantis, infelizmente não pude acrescentar em nada nesta questão.

Anônimo disse...

Vaz

O que podemos acrescentar são as demais atividades da UBES, eles formaram um grupo de teatro amador, faziam um Festival Estudantil, e coroavam a Rainha dos Estudantes num grande e concorrido baile.
Depois de 1964 estes grêmios estudantis foram fechados, e tudo se modificou.
Abraço
Gerson

Luiz Carlos Vaz disse...

Sim, Gerson, foram fechados também os sindicatos e outras entidades representativas. Essas instituições eram as responsáveis pela geração de futuros agentes políticos. Com o fechamento da UNE, União Nacional dos Estudantes - e afiliados, e dos sindicatos, o país caiu num vácuo de formação de novas lideranças. Depois não sabem de onde vem tanta corrupção e inconpetência na política atual. Vamos reerguer a UBES, pessoal...

Hamilton Caio disse...

E uma fotografia para deixar sem palavras, um documento de época ! As gurias com seus vestidos comportados; decotes contidos, mas eventualmente já ensaiando alguma generosidade; as saias descendo além da metade da perna, sapatinhos e sandálias clássicos e os tradiocionais tênis e meias brancos daquela década. Os cabelos, ah os cabelos ! ... as moças já copiavam os penteados do cinema, à moda Rita Hayworth, Liz Taylor, Lana Turner, Judy Garland ..., somados com adereços discretos e pintura marcante dos lábios. Esses estilos ainda encontraríamos em 1957 no Estadual, afinal a moda não corria tão célere como hoje, fazendo o deleite de nós os guris, para amenizar o ambiente das primeiras aulas puxadas de Latim, Francês ...
Quando aos guris, cabelos bem aparados, logicamente, era um ditame do pós-guerra. A moda do uso da gola da camisa por cima do casaco também veio do cinema, e marcou os anos 50 para os homens, tinha a praticidade de preservar a gola do casaco dos cabelos "englostorados".
E os móveis ? ... clássicos dos anos 30/40, bem torneados, sempre em cor escura. Cadeiras com encosto tracidional de "palhinha". Os órgão públicos ostentavam exclusivamente esses estilos.
Uma curiosodade: e um dos quadros que aparecem parcialmente acima, certamente era de uma figura histórica. Sugere Rui Barbosa, Olavo Bilac ... Algum outro palpite ?

Anônimo disse...

Bueno, fui pesquisar - na internet - sobre a UBES. No final do ano passado foi escolhida uma diretoria.

-Presidente - Marlon dos Santos (Escola Justino Quintana)
-Vice-presidente - Mariana Gonçalves (Escola Carlos Kluwe)
-1° Vice-presidente - Claudisney Evedove (Escola Luis Mércio Teixeira)
-Secretária Geral - Ana Caroline Gomes (Escola Mario Quintana)
-1° Secretário - Michael Deizette (Escola Monsenhor Costábile Hipólito)
-Tesoureiro Geral - Cristofer Pinto (Escola Silveira Martins)
-1° tesoureiro - Jeferson Rocha (Escola Mario Quintana)
-Secretário de Carteiras Estudantis - Yuri Bonfada (Escola Waldemar Amoretty Machado)
-Secretária de Políticas Públicas para Mulheres- Emanuelle Zaballa (Escola Justino Quintana)
-Chefes de Departamentos:
-Departamento Esportivo - Luís Felipe Dias (Escola Silveira Martins)
-Departamento Social e de Eventos - Saimon Ebert (Ciep)
-Departamento Cultural - Jéssica Corrêa(Ciep) e Leandro Fernandes(Escola Silveira Martins)
-Departamento de Comunicação e Imprensa - Saimon Pacheco (Ciep)
-Departamento de Intercâmbio - Washington Moreira (Escola Monsenhor Costábile Hipólito).


Ézio Sauco

Luiz Carlos Vaz disse...

Uma bela nominata, Ézio. E as atividades? Como estarão? Uma boa sugestão para a Jéssica e o Leandro, é a de recuperar a Memória da UBES... O Blog está ai para ajudar.

Luiz Carlos Vaz disse...

Pois Hamilton, uma boa tarefa para o "seu" Bianchetti é lembrar o local dessa reunião e nos contar, dai é só ir lá e descobrir.

Anônimo disse...

Vaz

Meu pai falou que era na Marcilio Dias, ao lado onde hoje é a Loja Krause, a casa sede da UBES era de propriedade da Sra. Noca Souza.
E sugiro a atual UBES falar em Bagé com o Sr. Carlinhos Peduzzi, aqui em S. Gabriel é com o Dr. Milton Teixeira, depositários de toda esta rica história.
Abraço
Gerson

Anônimo disse...

Hoje saiu uma matéria no jornal Folha do Sul sobre D.C.E da Urcamp, onde consta que este também sofre problemas de organização.
O fato é que os estudantes de Bagé precisam tomar um rumo na vida.

Primeiro foi a UBES, agora na Urcamp, também existem problemas na Unipampa e assim tem seguido nosso país.

Ézio Sauco

Liliana disse...

Linda foto, adorei ver minha tia Leda Louzada!!

Anônimo disse...

Liliana

Em breve mais uma foto onde sua tia estava, o Vaz vai fazer uma postagem sobre uma peça que a UBES produziu e apresentou no Teatro Capitólio, e ela participava.
Gerson L. B. Oliveira

Anônimo disse...

Matéria no jornal Minuano, onde consta que a UBES organizou um fórum. E pelo que fiquei sabendo que a presidência da UBES já é outra, aquela lista esta desatualizada.

http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=56822

Ézio Sauco