4 de março de 2011

A filosofia e o cinema religioso - I, A última tentação de Cristo

 .
Na próxima sexta-feira, dia 11 de março, terá inicio o II Ciclo de Cinema do Departamento de Filosofia da UFPel, intitulado "A Filosofia e o Cinema Religioso". Serão 40 obras cinematográficas a serem exibidas ao longo do ano de 2011, divididas em três blocos temáticos: I - O Conflito espiritual (predestinação, renúncia, expiação, ascese); II - A Convicção Religiosa (crença, dogma, heresia, fanatismo); III - O Percurso Interior (impermanência, sofrimento, aceitação, transcendência).

As sinopses de cada filme foram elaboradas de modo a fornecer tanto uma apresentação da obra quanto do tema nela abordado. O Ciclo percorrerá praticamente todas as grandes tradições religiosas, privilegiando a abordagem do Cristianismo - religião que impregnou a civilização ocidental e alvo maior de reflexão ao longo da história da filosofia.

O Ciclo de Cinema, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação de Luís Rubira, ocorre todas as sextas, 20hs, no Centro de Integração do Mercosul. As senhas para assistir o filme devem ser retiradas no dia da sessão, em horário comercial, na secretaria do Centro de Integração do Mercosul, em Pelotas, (Rua Andrade Neves, 1529). A entrada é FRANCA.
Sinopse:

11/03 - A última tentação de Cristo
The last temptation of Christ, 1988, EUA. Direção: Martin Scorsese.
Com: Willem Dafoe, Harvey Keitel, Barbara Hershey.
A vida de Cristo, não segundo o Evangelho, mas a partir da obra homônima de Nikos Kazantzakis. Partindo da tese da dupla natureza de Cristo (a humana e a divina, aceita no Concílio da Calcedônia, em 451), o filme explora o conflito espiritual que Jesus teria suportado para vencer a tentação de ser um homem comum e realizar o seu destino messiânico. 163min.
.

Nenhum comentário: