26 de março de 2011

Pedalando

 Foto do escritor Damián, por Agustín García


Nestes tempos onde os ciclistas andam um pouco preocupados com suas pedaladas, achamos bem publicar uma postagem com o tema Bicicleta. Este poema de Fernando Miguel Bernardes, ilustardo com a foto do escritor Damián González Bertolino (prêmio Morosoli de Literatura 2008),  é uma homenagem a todos os ciclistas do mundo que pedalam por dias melhores.
.
A MINHA BICICLETA
.
Fernando Miguel Bernardes
.
A minha bicicleta
só tem dois pedais
mas se monto nela
não tem dois, tem mais !

A minha bicicleta
tem um guiador
quando monto nela...
...sou aviador!

No jardim onde ando
não vejo um canteiro...
sou aviador,
vejo o mundo inteiro

Voo mesmo a sério !...

Por cima das árvores
(não toco no chão!)
voo mesmo a sério
vou de avião...

A minha bicicleta
também tem selim
mas eu nem me sento,
gosto mais assim :

Pedalo em pé
dá mais rapidez
a minha bicicleta
é o que tu vês:

É um avião,
pois eu não te digo?!

Da próxima vez...

Da próxima vez
Levo-te comigo?

......................................................
Fernando Miguel Bernardes nasceu no dia 14 de Dezembro de 1929, em Gândara dos Olivais, Leiria, Portugal. Fez os primeiros estudos em Leiria, frequentando depois a Universidade de Coimbra e a Universidade Clássica de Lisboa, onde tirou o curso de engenheiro geógrafo. Fez um curso de pós-graduação em Cálculo Científico como bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi professor do ensino secundário e professor do ensino superior, trabalhou em várias empresas e foi diretor do Departamento de Ação Sociocultural da Câmara Municipal de Almada. Tem participado em vários colóquios e programas relacionados com a motivação para a leitura de crianças e jovens.
.

Nenhum comentário: