13 de agosto de 2011

Um desenho de Nesmaro

.
"Direto do túnel do tempo...
Revirando o baú achei meu retrato feito pelo professor Nestor Marques Rodrigues, em 1977, em uma aula do curso "Graduação em Pintura", da UFPel."
.
Eliana Valença
.
Publicado em Eli Valença
.
Nota do Blog - Nestor Marques Rodrigues, o Nesmaro, era primo do Professor Eduardo Contreiras Rodrigues. 
.
.

15 comentários:

Valença disse...

Vaz, que alegria ver meu retrato feito pelo professor "Nesmaro" publicado em teu blog. Para relembrar o traço inconfundível desse mestre inesquecível...Um abraço

Luiz Carlos Vaz disse...

Eliana, um privilégio ter sido desenhada pelo Mestre Nestor Rodrigues, sem dúvidas.

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Vaz e Eliana...
Belos traços - com certeza! Com certeza, ainda, o privilégio (como bem diz o Vaz) desse singular e valioso presente.
Ah, o professor Eduardo Contreiras Rodrigues - de bela memória - foi meu professor de Geografia e Espanhol, no Estadual. Alto, forte, educadíssimo e competente em sua batuta! Com seu bigodão e seus olhos "puxados". Lembro bem dele, de seus traços de espanhol e de seu sorriso muito jovial... Nossa! Esta memória me faz o coração reminiscente e a Alma fraternalmente suspirosa...
Abraço a ambos - e obrigado por me trazerem à lembrança o querido professor Eduardo Contreiras!
JJ!

Valença disse...

J.J., obrigado pelo comentário. O professor Nestor tinha um porte muito parecido com o professor Contreiras, alto, olhar marcante e uma voz inconfundível. Ambos deixaram belas lembranças em minha vida! Um abraço

olmiro muller disse...

JJ

Foi bom citares o fato de o professor Contreiras ter ministrado aulas de Geografia e Espanhol, áreas não afins.
Há algum tempo, escrevi em um comentário que o professor Leopoldo Maeron ministrava aulas de latim e de matemática e outro comentarista insinuou que eu estava inventando. Tem mais: o professor Petrucci ministrava aulas de Geografia e Português, que também não eram afins. Estou inventando?

Como ênfase, estas recordações fazem parte da história do nosso querido Colégio Estadual.

Luiz Carlos Vaz disse...

Da mesma forma, Olmiro, que o Juca - o professor José Carlos Teixeira Giorgis, ministrou para mim, aulas de Biologia e Matemática, mas , pelo que sei, também lecionou outras disciplinas.

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Oi, Vaz, Valença, Olmiro...
Pois, devo dizer que essas pessoas - tão queridas - entraram em nossas vidas e, nelas, ficaram, para sempre... Ganharam nossos corações... Ajudaram no crescimento de nossas Almas... Não é verdade? Hoje, somos saudosos e amorosos alunos e alunas de professoras e professores de quem nos orgulhamos - e lhes somos gratos por termos nos "reencontrado" com eles, (já quando nossas vidas alvoreciam!), e, com eles, aprendido Lições que não esqueceremos, nunca, nesta "Faculdade Terrena"!
Caro Olmiro: não estás inventando, não - e é verdade o que afirmas! O professor Petrucci, inclusive, foi meu professor de Geografia, no Ginásio, e meu professor de Português e Literatura, no Científico. Do professor Maeron não fui aluno, mas me lembro bem dele - e ministrava Latim e Matemática, sim. Pessoalmente, acho esses "felizes contrastes" marcantes e belos. Hoje, será que haverá, ainda, - pelos caminhos do magistério - ,esses tão curiosos, úteis e polivalentes contrastes??
Quanto ao "Juca", concordo com o Vaz, mas também não saberia dizer quais as outras Disciplinas. Durante os três anos de Científico, fui seu aluno em Biologia - e o "cara" (rs) sabia tudo "de cor e saltaeado"... rsrs...
No mais, minha Gente linda: um vibrante e caloroso VIVA aos nosso Sempre-Estadual!!
Abração a todos!
JJ!

Cid M. Marinho. disse...

Caros amigos,
Eu não tive o privilégio de estudar no Colégio Estadual... Mas, em compensação, eu tenho bons amigos que estudaram lá. E também tive grandes mestres que, além do Estadual, também lecionaram no Auxiliadora, onde eu cursei o ginasial. Dentre outros, cito: Frederico Petrucci (Geografia); Boaventura M. da Rosa (Ciências); Otto Carvalho (Francês); e Zair Romero (História). Quanto ao Prof. Eduardo Contreiras, eu fiquei conhecendo-o como um excepcional e extraordinário palestrante, sobre a memória do Rio Grande.
Mas, deixando um pouco de lado, a memória dos homens...Eu preciso confessar que fiquei completamente fascinado com a beleza estonteante desta mulher, retratada pelo artista Nestor Marques... Que maravilhosa figura feminina! Desculpe-me, bela Eliana, mas eu também não consigo evitar a comparação do teu rosto perfeito, com o da saudosa cantora Nara Leão.
Espero que você não se ofenda!
Do admirado,
Cid.

Luiz Carlos Vaz disse...

O Cid desvendou a charada. a Eliana é a irmã gêmea, "separada na maternidade", da Nara Leão...

Valença disse...

Gostaria muito de dizer que Nara Leão não morreu...ou que a voz doce e suave dela ainda se pode ouvir em noites de verão... Trocadilhos à parte à parte, na época da foto quando usava esse cabelo era muito comum me acharem parecida com a musa Nara Leão. Mas ganhei o dia (a semana e o mês inteiro),com o comentário gentil de Cid M. Marinho e jamais poderia me ofender. Obrigado!

Cid M. Marinho. disse...

Prezada Eliana,
Que bom que você não se importou com a comparação que eu fiz! Pois eu continuo impressionado com a tua semelhança com aquela diva da musica nacional...Porém, observando agora a tua pequena fotografia colorida, passei a achar-te parecidíssima com outra musa da nossa música popular...Contudo, eu acho melhor não citar o nome desta outra grande artista, só para não te aborrecer com esta minha mania de comparar as fisionomias das pessoas... De qualquer maneira, eu continuo afirmando que você é uma das mulheres mais bonitas que eu já vi, ainda que só por intermédio destas duas belas imagens...
Respeitosamente,
Cid.

Valença disse...

Obrigado, Cid. Mas como já comentei o professor Nestor além de muito talento era muito generoso, "aperfeiçoando" a realidade. Fiquei comovida com o elogio, mas penso que , como o professor, também és muito gentil!

José Contreiras disse...

é com muito orgulho que leio belas palavras a respeito de meu pai Prof Eduardo Contreiras neste blog.
Professor Contreiras era primo irmão de Nestor Marques Rodrigues, Nesmaro. Nestor se hospedava em nossa casa quando ia a Bagé.
Quero convidar aos participantes deste blog a participar tambem do blog que fiz em homenagem a Nesmaro, lá estão 128 fotos de quadros de Nesmaro.
Convido também os Bageenses os Pelotenses ou onde estiverem a serem um investigador de quem tem quadros do Nestor a fim de preservarmos a arte e a memória do artista. Não pudemos juntar todos os quadros de Nestor em um só lugar mas podemos juntar fotos de seus quadros em um só lugar e que todos podem ver. Vamos a luta abraços, Zé Contreiras.

Luiz Carlos Vaz disse...

Obrigado por comentar aqui, José Contreiras. Vou contatar a Eliana para te passar um arquivo desse desenho e vou divulgar o teu blog aqui no nosso. Um abraço.

Valença disse...

Vaz, Zé Contreiras entrou em contato comigo depois de ver no google a tua postagem. Estou tentando descobrir algumas obras de Nesmaro,ou fotografias. Mais uma vez, obrigado!