10 de novembro de 2010

Este sim é um Baita Churrasco!

 A gauchada veio de tudo quanto é canto para a 8ª FIC

 De cima do pingo dava para bombear a carne se aprontando

O prefeito, que chegou a cavalo, montou gabinete no Parque do Gaúcho

Carne para alimentar uma baita quantia de gente
A indiada se desdobrou para assar as 15 toneladas de carne buenaça 

 A brasa formada na queima da lenha dá sabor especial à carne

 Uma Tábua especial marcou a 8ª edição da festa 
 .
Espero que os leitores do nosso blog em outros países onde a proteína animal não é tão comum e farta assim, não se assustem de ver tanta carne de boi assando sobre as brasas... É que em Bagé se faz anualmente a Festa Internacional do Churrasco. Nessa oportunidade são assadas mais de 15 toneladas de carne para todos os gostos. Costela, maminha, alcatra e picanha de rês; quarto, paleta, espinhaço e costela de ovelha, entre outros tantos cortes e variedades. Mas o fato é que há 300 anos quando a gauderiada foi se aquerenciando pelo Pampa não havia nestas plagas um pezinho sequer de couve ou alface...  a vacaria trazida pelo padres jesuítas foi ganhando mato e se multiplicando à vontade, tal era a qualidade da pastagem nativa existente. E não havia onça macha o suficiente para enfrentar as aspas afiadas do gado franqueiro que foi tomando conta da paisagem de forma xucra e livre. Dai, matar a fome com um assado de carne de rês, era a forma mais prática e saudável de se manter vivito no más...e  entre um naco e outro de carne, a gauchada ia sorvendo um mate ensinado pelos Pajés Guaranys e estava feito o serviço. Nesse tempo não havia esse tal de colesterol, dor nas juntas e essa tropilha infame de doenças com  que a civilização nos brindou. Gaúcho morria peleando na adaga e não gemendo numa cama fedorenta. Por essa fartura de carne vermelha é que não comemos cobra, escorpião, grilo, barata e outros bichos estranhos... nós gostamos mesmo é de carne  de boi e a temos com fartura, tanto que anualmente em Bagé se faz essa baita festa que já está marcada no Livro dos Records como o Maior Churrasco do Mundo! Mas bah! tchê, que barbaridade! 
.
Neste domingo em Bagé teve mais uma, a 8ª Festa Internacional do Churrasco. 
.
Olhem só as poses que a Clara bateu com a Kodak.
.
.

8 comentários:

José Doutel Coroado disse...

Tchê, que barbaridade!
Nós por cá vamos ficando remoidos com as saudades da boa carne das pampas.
abs

Unknown disse...

Oigaletê porquera, isso é que é churrasco. Bagé demonstra não só a fartura de carne, mas também a habilidade do assador, que diga-se de passagem, é assador em qualquer parte do mundo.

Luiz Carlos Vaz disse...

Veja bem José Doutel, isso tudo foi coincidência de datas, nada a ver com a "santa" inveja nossa causada pelas magníficas Alheiras de Vilarandelo...

Luiz Carlos Vaz disse...

Quem sabe fizemos um dia 12 de dezembro, Pedro?

Unknown disse...

Pode contar comigo, Xirú Véio.
Já tô aparando os cascos do Rosilho.

Luiz Carlos Vaz disse...

E os "versos" do segundo encontro...?

Gerson Mendes Correa disse...

Mazaaaaaaaaaa eu nesse festa, não ia ter tempo para conversar, tche loko, que saudades do nosso torrão gaucho e seus costumes, barbaridade.

Luiz Carlos Vaz disse...

Quem sabe dia 12 de dezembro tu vens?