23 de novembro de 2010

Não queiras gostar de mim...

A grande cantora de fados, Amália Rodrigues
 
Meu amigo d'além mar, Henrique Ferreira, me manda esta
.
"Bom dia. 
Sabias que a grande Amália tem um fado «brasileiro»? Pois é verdade; quem diria? É mais uma marchinha com intenções fadistas, mas é assim mesmo. Mete o Rio de Janeiro e tudo; e como ela cantou que o fado é bom pra xuxu. E, já agora o marido, César, Seabra até era Brasileiro.
Estas e outras coisas constam do Eu até já cantei o fado, que ontem (*) à noitinha – pois que melhor hora podia ser?... – postei na minha famigerada Travessa. Textículo, de resto, que serve a Gregos e Troianos, isto é, aos luso falantes. Pelo Mundo fora, onde chegaram e, muitas vezes ficaram.
Por isso o meu convite a ti e a todos os que o queiram ler, gostem do fado, ou não. Pretendi dar uma saltada algo informativa pela chamada «canção nacional»; objectivo ambicioso, mas, claro, sem o sucesso da equipa de toso nós que toureou a Espanha, na quarta-feira, no estádio da Luz. Há noites e noites… Ou, melhor, há dias em que um homem não deve sair de casa à noite.
Obrigado
Henrique Antunes Ferreira"
.
(*) Nota do Blog: 18 de novembro
.
Quem quiser ler sobre Fado e muitas outras coisas
acesse o Blog da Travessa
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vazamigo

Nem quero acreditar que me tivesses feito um tal miminho. E por mais que saiba ou julgue saber, é muitíssimo bom ter um Amigo como tu.

Lá por esse Brasil imenso, cá por este pequeno Portugal, cada vez é mais difícil encontrar-se o sentimento chamado Amizade. Que não é boa nem má; é apenas... amiga.

A nossa língua nos serve de base para que nos compreendamos falando e escrevendo. E para entendermos essa palavra nossa também e só nossa: saudade.

Bom, já divaguei muito, talvez porque aqui já são uma e meia da matina. Escrevo porque gosto e porque me dá na real gana. Chega.

Muito obrigado Luiz Carlos II

Abs

E que este teu anúncio/aviso leve muita gente boa ao meu covil... hahahaha

Olha lá: para que raio serve a VERIFICAÇÃO DE CHAMADAS? Só para atrapalhar os visitantes? Eu já acabei com essa porra lá na Travessa...

Luiz Carlos Vaz disse...

Pois cá conhecemos mais a Amália Rodrigues cantando "Nem as paredes confesso", música de Ferrer Trindade e Artur Ribeiro, letra de Maximiano de Sousa. Confere? Esse fado brasileiro de que falas vamos ter que procurar...

José Maria del Rey Morató disse...

Amigos: no dejen de ver la película "Fados" (2007), documental, del español Carlos Saura. En ella cantan Carlos do Carmo, Amália Rodrigues, Caetano veloso, Chico Buarque y otros cantores maravillosos de Portugal, España, Brasil y de África.