14 de setembro de 2011

Bagé Bicentenária - 1811/2011, A Catedral de Bagé - II,

Os sinos da Catedral
.
..
Depois do precioso material do Cid Marinho sobre a igreja de São Sebastião chegou a vez do nosso especialista em Gimp, JL Salvadoretti - agora de máquina nova, mostrar também a sua perspectiva sobre o assunto. Pois ele deu uma rápida passada por Bagé neste último fim de semana para cumprir uma agenda familiar mas foi o tempo suficiente para mirar sua nova tele para o alto e... olha só o "close" que surgiu de um dos fantásticos sinos da nossa Catedral. Detalhes que a gente não vê todo dia...
.
.

2 comentários:

Cid M. Marinho. disse...

Mas bah! Ficou pra lá de bueno, o "super-close" do sino da Catedral, captado pelas lentes do J.L. Salvadoretti. Eu arrisco dizer que, ele deve ter usado uma "tele", ou uma "super-teleobjetiva" de 500mm, a 1000mm, ou mais! Conta aí pra nós, como é que foi grande J.L.?!?

"Os sinos da Catedral".

Foi o rico comerciante Ramon Galibern, que trouxe da Espanha os sinos e um magnífico "relógio de escape e repetição", de presente para a comunidade bajeense, a fim de serem colocados nas torres da Igreja. Devido a burocracia da Alfândega de Rio Grande, os sinos e o relógio, demoraram mais de ano para chegarem à Bagé. Finalmente, em 6 de Agosto de 1872, a "Câmara Municipal" contratou Augusto Loureiro Dias, por 700$000 réis, para a instalação do relógio e dos sinos... E tal e coisa!!!

J.L. disse...

Grande Cid!

Provado: olho de fotógrafo tem telêmetro e fotômetro embutidos... acertaste na mosca! Há umas semanas resolvi me atirar numa Fuji S2800HD, que tem um zoom óptico de 18x - equivale a uma zoom tradiconal de 28 mm / 500 mm. E foi exatamente com o zoom máximo que consegui essa imagem... realmente, coisas que a gente nunca vê! Outros dados que só interessam pra quem fotografa:
Resolução original: 14 Mpx
Abertura: f/5.6
Velocidade: 1/350 s
Sensibilidade: ISO 64

Grande abraço,
JL