13 de setembro de 2010

Petrucci, Centenário no NPHTT


Professor e diretor do Estadual, Petrucci
tem busto e placa na Praça de Desposrtos
.

"Na próxima terça feira, dia 14, os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda realizam sua reunião mensal para tratarem diversos assuntos, entre eles a programação elaborada e já confirmada da Guasqueada no Pampa, que acontecerá no próximo dia 21, e o roteiro itinerante da exposição “Dois Séculos do Cotidiano em Bagé – Imagem, Poesia e História”. As palestras agendadas para o mês de outubro são: dia 19, Heloisa Beckman “A origem da família Ustárroz em Bagé”, que aborda a vinda da Espanha de Geraldo e Tomáz Ustárroz, e no dia 28 será assinalado o Centenário de Nascimento de Darcy Azambuja com palestra de Lygia Azambuja, participação dos alunos da Escola que leva seu nome com poesia sobre o patrono, e ainda a Banda da escola que recepcionará o público participante. Para novembro, palestra marcada para o dia 9, assinala o Centenário de Nascimento de Frederico Petrucci. Para falar sobre o professor Petrucci teremos a presença de sua filha, Ligia Antonela. Também haverá a participação dos alunos da Escola Municipal Frederico Petrucci através de um texto teatral sobre o seu Patrono. Ainda em novembro, dia 16, será a vez do patrimônio urbano com a apresentação da pesquisa “As praças de Bagé”, trabalho a ser publicado por Élida Hernandez Garcia. Em dezembro, dia 14, fechando a programação de 2010, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam o tema “Intendente José Otávio Gonçalves”, cuja administração foi marcada por ações que trouxeram grande desenvolvimento para Bagé."

.

Enviado pela colega

Heloisa Beckman

.

3 comentários:

Gerson Mendes Corrêa disse...

Eu fui aluno desse grande professor e de sua esposa Porfª Silvinha.

Luiz Carlos Vaz disse...

Sim, Gerson, era o "Casal 20" do Estadual, português e matemática... Lembro que em 1964 estava em aula quando entraram uns cinco ou seis militares armados, porta adentro da nossa sala, e levaram a professora Silvinha... Ela voltou, uns dez minutos depois, e terminou a sua aula. Com a voz embargada, não era possível disfarçar as lágrimas que corriam pelo seu rosto! Acho que mijei nas calças. Uma cena para NÃO ESQUECER JAMAIS!!

Aldo Ghisolfi disse...

Frederico Pedro Irineu Petrucci era o seu nome completo. Positivista, patriota, bageense de alma, professor por vocação, amigo por opção, ético por formação. Privei de sua amizade e lembro com saudades as conversas que mantivemos. Quem sabe da história do programa 'Deus lhe Pague' sabe a que me refiro. Se chegarem a ler, remeto um grande e apertado abraço à professora Silvinha e à Ligia Antonella! (aldoghisolfi@g.mail.com)