27 de setembro de 2010

Um baú no Pampa – IX, Os estudos e os esportes com os Guasque

Eroclides já em Sant'Ana do Livramento, 6/12/1931, Livramento Tênis Club
(é o que aparece de chapéu branco de abas moles)
.
José Luiz Guasque, nasceu em Bagé em 1865, passou com os pais por Jaguarão, e talvez tenha ido ao Rio de Janeiro, então a Capital Imperial, onde o pai estudou medicina e fez a especialização em homeopatia. Seu pai era um severo patriarca de família numerosa, e deu a esse filho primogênito uma esmerada educação.
O bisavô José Luiz Guasque era médico homeopata, assim como o pai, Dr. Ignácio Guasque, da Bagé nos seus primeiros anos do século XX. Culto com hábitos mundanos, gostava muito de ler e escrever, anotando seus pensamentos e as notícias em caprichada letra em seus diários, cadernos que até hoje são motivo de satisfação de ler, sabia extrair as melhores citações dos livros, e Vitor Hugo, o grande romancista francês do século XIX, o seu predileto.
Casado com Aniceta Correa Guasque, uma pequena e ágil uruguaia de nascimento, tiveram 11 filhas e 6 filhos. Como se daria a educação dessa grande prole ?
A filha mais velha, Ophinizia, apelidada de Dinda, não se casou e cuidava da educação, e primeiras letras, de todos os irmãos menores. Ela já tinha sido educada no Uruguai, enquanto seus pais viveram em Cerro Chato, e tinha grandes predicados nas lides da casa, ensinou as irmãs a costurar e bordar.
O único registro das tarefas intelectuais femininas é um texto manuscrito, em um caderno de pautas, que hoje se sabe ser uma cópia de uma obra perdida do poeta Lobo da Costa, Cecilia Guasque, uma das filhas, anotou com capricho sua lição de aula, e preservaria uma preciosidade do bardo de Pelotas.
Mais tarde as meninas mais jovens seriam matriculadas na escola da Professora. Melanie Granier, o suficiente para terem uma boa instrução.
Mas os meninos foi diferente, José Luiz fez questão de matricular os filhos no emergente Colégio Auxiliadora, que com uma proposta inovadora, na primeira década do século XX abriu suas portas em Bagé.
Talvez ali, por intermédio dos padres salesianos, os filhos tivessem tomado gosto pelos esportes, Eroclides gostava de jogar tênis, e participaria de campeonatos em Livramento, onde irá, já casado, viver.
Já a bisavó era fanática pelo Guarany Futebol. Clube.
.
Enviado por
Gerson Luis Barreto de Oliveira
.

Nenhum comentário: