O Gerson Luis me diz que: " Toda minha vida pensei que esta foto, tirada em Bagé, fosse de algum dos restaurantes que a Família Bianchetti teve, mas não é. Poderias me ajudar a saber onde foi? "
Eu respondi: Posso, mas pedindo a ajuda dos leitores do Blog... coisa que faço agora. Parece uma foto tomada nos anos 50, 60, em algum lugar no passado de Bagé. Seria no Sorocabana? Cambruzzi? Quem pode ajudar o Gerson?
.
.
15 comentários:
não sei.. olhando o piso... se vê que é antigo.. parece um que havia na quadra do Ed Avenida que era comprido assim...viste o tamanho das mesas( muito pequenas)? Parece mais um café...Na minha formatura do ginasio dem 64. o paraninfo nos deu umjantar de presente...não lembro o nome do Restaurante mas era onde depois foi a Padaria Fofinha e onde hoje é a Loja Quero-quero, Na Osório, pegado à EMATER a meia quadra da Prefeitura
Os anos 50 estão bem estampados nessa fotografia, acho que no início da década: nos homens, o estilo das roupas da época, cabelos bem lambidos, bigodinhos malandros; nas mulheres, roupas discretas; várias moças de uniforme de colégio, tem mais jeito do IMBA, pelas boinas, coletes e gravatas, podem estar comemorando um desfile; a antiga grande geladeira comercial, de seis portas, com várias garrafas de "aperitivos" em cima; o móvel ao lado parece um cofre; cortinas antigas; o telefone preto anos 50/60, de pendurar na parede; aqueles suportes na parede azulejada para colocar garrafa de amostra e adorno.
Estão tomando café (ou chá), simples, no máximo está circulando uma travessa com biscoitos, no final da "mesa" da esquerda. A porcelana é bem apresentada, aparecem muitos açucareiros de bar, corpo de vidro e tampa de metal. Realmente não é um restaurante, mas um bar e sorveteria. As mesas, pequenas e quadradas de bar, foram juntadas para fazerem três longas.
Aparece o balcão de sorveteria à frente da geladeira, com as várias tampas dos diferentes sabores, quatro alças das tampas estão bem visíveis.
O primeiro palpite que me vem é o Bar e Soveteria Brasil, na rua Bento Gonçalves, passando o IMBA (quem sobe a Sete) e dobrando à direita, que fechou há muito tempo. Era um ponto muito concorrido nos anos 50. O prédio ainda existe, continua alguma coisa funcionando por ali, vou verificar, quem sabe o piso e o azulejo ainda permanecem, aí está resolvido o mistério.
Pela segunda vez descubro em fotografia o mesmo "moço" muito parecido com um colega antigão de quando entrei no quartel, a outra foi no post da visita do Getúlio, aquele segurança da direita, da frente. Quem sabe essa reunião não foi após aquele desfile de 1953 ?
O cliente isolado, junto à parede da direita, também tem "jeito de quem andou em desfile" e está tomando um "aperitivo da época", aquele escuro, só não sei qual era a mistura que usavam.
Vaz
Com os comentários fui obrigado a ligar para os meus pais, eles puxando pela memória também acham que pode ser o Café Brasil, mas não tem certeza.
O senhor grisalho à frente, seria Ilário Borba, antigo funcionário da Prefeitura de Bagé.
Abraço
Gerson
Pois vamos ter que esperar o resultado da "investigação" do Hamilton que irá até o prédio conferir o piso... Nos "metemos" em cada uma, hein, Gerson? Ainda bem que os nossos leitores compartilham dessa mesma preocupação com a memória de Bagé.
Vazamigo/Luis Carlos II
É bom recordar momentos como este. No ano passado, reuniram-se os meus colegas dos sete anos do Liceu Camões, ou seja ensino secundário, o que vocês chamam ginasial.
Não pude estar presente por motivos de saúde, felizmente resolvidos. Mas, enviei uma foto do tipo desta. Os malandros dos meus colegas, passado mais de um ano, ainda não ma devolveram, pois tinha ido a título de empréstimo.
Pelo sim, pelo não, vou digitalizar as que tenho e são bastantes.
Prontos, sem s, meu filho II, obrigado pelas tuas visitas e comentários, sem u.
Abs
UMA SUGESTÃO: Apaga essa porra da verificação de palavras - que sóserve para chatear, mais nada. hahahahahaha.
Ferreiramigo: já o fiz doutra vez de tua sugestão. Tão logo foi eliminado começaram a aparecer "spans", em diversas línguas, oferecendo desde Viagra a telefones de moçoilas (e moçoilos, hehehe) resultado: tive que recolocar a tal verificação de palavras. Fazer o quê? Grande abraço, de cá, do lado de baixo do Equador, onde por decreto da corte, não existe pecado!
Parabéns amigo Antunes Ferreira, pelos textos do seu excelente blogue. Além do conteúdo, aprecio muito a maneira de falar e escrever de Portugal. Já há uma poesia ao natural no jeito de escrever e falar nessa terra de além-mar, nas nossas origens. Obviamente, poemas de Camões, Pessoa ..., obrigatoriamente os leio em voz alta, com o sotaque de Portugal ! Pois sentimos saudade do nosso "liceu", faz décadas que nos deixou. Era muito superior ao sistema que hoje o substitui.
Vaz
Cada vez mais o meu pai vai puxando pela memória, e diz que a reunião da foto poderia ser da UBES ( União dos Estudantes de Bagé ).
Ele não faz muito tempo conseguiu as atas de formação desta agremiação e entregou ao Sr. Carlos Peduzzi, que teria muito mais infromação.
Abraço
Gerson
Tenho a impressão que é o bar Sorocabana, que ficava na av. Sete, em frente ao cine Capitólio. Lembro daquele bar porque, quando eu era guri, no fim da década de 1950, costuma comprar sorvete lá.
Verifiquei o local antigo da Sorveteria Brasil. Foi retirado recentemente, do piso original, um sobrepiso mais moderno, deixando à mostra os antigos ladrilhos, do mesmo estilo e época que os desta fotografia, mas, o desenho é bem diferente. Além disso, o salão parece ser mais curto que o da foto. A antiga sorveteria era do Seu Honório ....., segundo me informaram os atuais proprietários do novo restaurante e pizzaria que funciona ali. A dúvida continua. Para a época, podemos ver que era um bar bem concorrido e que certamente se localizava em um ponto bem central. Da Sorveteria Brasil guardo boas recordações, do carnaval de rua de meados dos anos 50, quando nossos pais nos levavam, meus irmãos e eu, para assistirmos os desfiles. A chegada na sorveteria era um momento bem esperado daquelas alegres e ingênuas noites de verão.
Eu me recordo também do "cafézinho" ou "casa do café" que ficava ao lado ou quase, não me lembro mais, do cine avenida. Era um salão comprido como o da foto.
A "casa do café" ficava ao lado do cine capitólio.
Opino, a confirmar, ser o Restaurante Copacabana, do seu Vieira (seu Vieirinha -pai do Saul, do Marzinho e do Pinduca-), na rua General Sampaio, entre a General Osório e a Sete de Setembro, ao lado da Casa Carioca pela General Sampaio, onde é ou foi uma filial da Casa Hércules do amigo Jorge Oliveira (grande abraço!).(aldoghisolfi@gmail.com)
Vaz e amigos do Blog
Fim do mistério, meu pai está me visitando e tratou de ir passar uma tarde com seu amigo aqui em São Gabriel, contemporâneo dos tempos de Auxiliadora, Dr. Milton Teixeira, ele por sua vez ex presidente da UBES. Sabem se ainda existe uma UBES em Bagé ? União dos Estudantes de Bagé. Pois o amigo do pai tem uma foto igual no seu álbum.
Foi a visita das excursionistas, do Insituto de Educação de Porto Alegre, em 1950, à Bagé, e homenageadas pela UBES no...Restaurante Vera Cruz.
Abraço
Gerson Oliveira
Gerson, vou publicar esse teu comentário como uma pequena postagem, para que todos possam saber. Já que tivemos comentários até "do estrangeiro"...
Postar um comentário