30 de julho de 2011

Imagens do cotidiano - XXXIII, Cardeal no espelho

.
"Esse cardeal, acompanhado da namorada, mora no paraíso que fica perto de uma janela da Charqueada Boa Vista. Ele pousa no caixilho e se vê refletido no espelho e pensa que é outro cardeal. Aí, ele fica bastante tempo bicando. Para mim, é o pássaro mais bonito que existe e lembra minha infância, quando eu caçava diversos e os mantinha em viveiro.
.
Que maldade, não? Mas vale lembrar o seguinte: eles se habituavam em menos de um dia e já começavam a cantar. Ao contrário do sabiá que se debatia loucamente e, se eu não soltasse, como meu pai obrigava, ele morreria."
.
José Rodrigues Gomes Neto 
.
Esta maravilhosa foto de um exemplar de Paroaria coronata foi tomada pelo Dr José Gomes Neto, advogado e professor de Direito Penal da UFPel. Apaixonado pela fotografia, o Zé Gomes, muitas vezes, circula pela cidade aos domingos bem cedinho para poder enquadrar os  prédios históricos sem a poluição visual e o burburinho dos dias de semana. Longe da cátedra há vários anos, Zé Gomes tem tido na fotografia um hobby constante. Defensor inconteste da fotografia analógica, rendeu-se há pouco à era digital. Esperamos que esta seja a primeira de muitas outras fotografias suas que publicaremos aqui no Blog da VG.
.
.

4 comentários:

Igor Vaz disse...

Magnífica captura!

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Oi, Vaz...
Quando acessei o "blog", pela manhã, "pousou" em minha telinha - embora no caixilho da janela - esse belíssimo exemplar de "cardeal", pássaro que lembra muito minha infância, minha casa na Rua dos Sargentos, o jardim multicolorido e perfumado de minha inesquecível avó materna!
Parabenizo o Dr. Gomes Neto pela beleza e fidelidade da foto e pela sensibilidade de ver e "ler" além da mudez da imagem...
Com certeza, esse belo cardeal muito me inspira ao coração e me faz mais leve a Alma...
Abraço,
JJ!

Luiz Carlos Vaz disse...

Vamos ver, JJ, o poema que esse Cardeal vai dar...

Luiz Carlos Vaz disse...

Olha só a poesia que o JJ fez para o Cardeal do Dr José Gomes:

O Cardeal e o Espelho!

(Ao Dr. José R. G. Neto!)
J.J. Oliveira Gonçalves!)

Com seu topete em tom vivo - vermelho
Pousou - altivo e belo em minha tela !
É um emplumado Apolo ao espelho
Do cristal transparente da janela!

Pudera eu lhe pedir sábio conselho
Para encantar, também, a minha Bela!
As rimas - com seu canto - eu emparelho
E uma Saudade ao peito vem - se atrela!

Cardeal - que és religioso, poeta e rei
Metáforas fraternas que te dei
Lembrando de meus tempos de guri:

Dos Sonhos tantos que, um dia, sonhei
O mais flamante encarnas - na verdade
O Sonho - Alado e Azul - de Liberdade!

No espelho, o Cardeal vê o "outro lado"...
Ah, nesse espelho eu vejo meu Passado!

* Foto batida pelo Dr. José Rodrigues Gomes Neto - Pelotas/RS.

Porto Alegre, 31 de julho/2011
www.cappaz.com.br