20 de julho de 2011

FIRST MAN ON THE MOON

O envelope parecia vir direto da CIA, que rebuliço!
.
O meu exemplar é uma raridade no ramo da Filatelia
 .
No dia 20 de Julho de 1969 a Nave Apollo 11 pousou no nosso satélite natural e fez com que Neil Armstrong se tornasse o primeiro homem a pisar na Lua. Assistimos a esse feito pela nossa televisão em preto e branco na maior e mais importante transmissão de TV ao vivo já feita na história. Bilhões de pessoas do mundo inteiro acompanharam esse feito. Era a resposta que os Estados Unidos davam à União Soviética que saíra bem na frente na corrida espacial lançando o primeiro satélite artificial, o Sputinik, e também colocando o primeiro homem em órbita da Terra, o russo Yuri Gagarin. Sempre incentivado pelo meu irmão Hamilton a conhecer as investidas humanas ao "espaço", acompanhei também toda a epopeia pela rádio A Voz da América que ofereceu, aos primeiros 100 ouvintes que escrevessem uma carta à emissora, um envelope com o selo e o carimbo do primeiro dia de circulação. Claro, foi aquele alvoroço quando recebi uma carta da "CIA" com toda aquela pompa e circunstância... mas é uma relíquia que guardo muito bem há 42 anos...

.

11 comentários:

Sérgio M. P. Fontana disse...

Luiz Carlos,
Este é, de verdade, um documento histórico raríssimo e valioso. Fico imaginando a correria que tiveste que fazer para escrever a carta e despachá-la pelo correio a tempo de figurar entre os primeiros 100 ouvintes. Valeu o sacrifício.

Luiz Carlos Vaz disse...

Pois é Sérgio, hoje estamos acostumados com "os dez primeiros telefonemas", ou as primeiras dez "mensagens pelo celular", mas foi carta mesmo. Diziam que eram as primeiras 100. Tarefa de comprar o envelope aéreo (lembra dessa?), o papel de carta, escrever sobre o feito com letra boa, ir até ao Correio (aproveitar para ver as gurias no Espírito Santo)e selar a carta para A Voz da América... mas valeu. Tenho também a foto oficial dos três astronautas da missão, enorme, enviada à parte, de inhapa, num baita envelope, vou procurar e postar também.

Gerson disse...

Mazaaaaaaaaaaaaá guri seu, aposto que o único gaucho quiça o único brasileiro a ter recebido essa relíquia. Meus parabéns!

Luiz Carlos Vaz disse...

Pois eu nunca vi outro igual, Gerson.

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Oi, Vaz...
Também te parabenizo pela conquista desse troféu singular que traz, implícito, o registro de uma das mais incríveis e emocionantes façanhas do bicho-homem!
Troféu merecido que coroou teu esforço, Vaz!
JJ!

Luiz Carlos Vaz disse...

Obrigado, JJ, e eu era apenas um garoto que amava os Beatles e os Rolling Stones...

Sérgio M. P. Fontana disse...

A foto oficial dos astronautas é outra relíquia. Acredito que tu sejas o único bajeense, talvez o único gaúcho e, quem sabe(?), o único brasileiro a ter uma dessas.
Vai bater o recorde de visitas no blog.

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Oi, Vaz...
E que grandeza de Alma e que singeleza nessa confissão de Sentimentos! E - apesar da rima ou graças a ela - essa grandeza reside na singeleza, na forma como te expressaste. Ah, e quantos de nós amaram os Beatles e os Rollings Stones, Vaz... Realmente, somos testemunhas oculares (e sentimentais!) de uma "Era de Ouro" - onde "Anos Dourados" pintaram de Ouro nossos Sonhos para que, nas Invernias da Vida, aquecêssemos o coração com as relembranças doces do Passado...
Pelo menos, assim penso - prezado conterrâneo.
JJ!

Anônimo disse...

Caro Sr. Luiz, devo dizer que eu também sou um feliz detentor deste envelope. Recebí de meu querido pai a alguns anos atrás, antes do seu falecimento. Ele era jornalista/radialista em Pres. Prudente, S.P. e realizou o mesmo procedimento que o senhor para conseguí-lo.
Acho que somos dois então.
Prazer em falar com o Sr.
Jefferson

Luiz Carlos Vaz disse...

Olha só, Jefferson, que bela notícia, manda uma foto dele para nós. Um abraço.

Karla Cristina disse...

Boa tarde, sou do Rio e possuo este selo (virgem) e muitos mais selos que recebi de herança, entre eles o milésimo gol de pelé, olho de boi entre outros que devem ser mais raros do que penso. Como não sou colecionadora, gostaria de saber como vendê-los.
Cordialmente,
karla Cristina
karrlacristina@gmail.com