Nelci Jeismann e Sônia Alcalde, que é quem faz acontecer o FIMP
.
Está tudo pronto para o início do 2º Festival Internacional Música do Pampa. O evento, parte das comemorações dos 200 anos de Bagé, inicia amanhã, dia 20 de julho, a partir das 20h, no Clube Comercial. Durante 11 dias Bagé será a capital da música erudita, reunindo músicos de destaque no país e no mundo. Estão confirmados alunos do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Venezuela, México, Estados Unidos, China, Israel e Suíça. A realização é da Prefeitura de Bagé e Secretaria Municipal de Cultura. Todos os concertos são gratuitos.
“Será um evento extraordinário, digno das comemorações do bicentenário do município. Não apenas valoriza Bagé como um evento turístico, mas é a democratização do acesso à cultura na forma musical, proporcionando a gratuidade dos espetáculos e aproximando a comunidade da música erudita”, ressalta o prefeito Dudu Colombo.
A direção artista do FIMP está a cargo do maestro Jean Reis, enquanto a direção pedagógica cabe ao músico bageense radicado nos Estados Unidos, Marcos Machado. Serão três modalidades de apresentação. Os concertos noturnos irão ocorrer no Clube Comercial, às 20h – com exceção do espetáculo de encerramento, marcado para o Ginásio Militão, no dia 30. As apresentações acadêmicas são realizados por alunos do FIMP, tendo como palco o Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA). Os concertos comunitários caracterizam-se pelos espetáculos realizados em entidades, instituições e hospitais. Isso sem contar as oficinas que serão ministradas pelos grandes nomes da música erudita que estarão na Rainha da Fronteira. “Este ano, são 16 professores do Brasil, Argentina, Armênia, Geórgia, República de Montenegro, Sérvia e Eslovênia, muitos radicados nos Estados Unidos e França, além de 11 músicos brasileiros convidados”, explica uma das organizadoras do FIMP, Sônia Alcalde.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário