24 de julho de 2011

Um colecionador de memórias


Cid Marinho me apresentou parte de seu acervo de fotografias antigas originais de Bagé
.
O Cid Marinho é um desses caras que a gente gosta de conhecer. Entusiasta da preservação da memória, conserva - e procura ampliar - com denodo uma enorme coleção de fotografias antigas de nossa cidade (e de outras também). Uma coleção que gostei de conhecer. E não são apenas fotografias. O Cid coleciona gibis, selos, objetos e uma porção de coisas mais. Conhecia o Cid apenas como um colaborador de primeira linha de Olyr Zavaschi, o saudoso editor do Almanaque Gaúcho, da Zero Hora. Depois travamos amizade através do Blog e, finalmente, nos encontramos “em carne e osso” no dia da entrega da Comenda dos 200 Anos na Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Bagé, onde ele foi - instantaneamente - nomeado fotógrafo oficial do Blog. Foi companheiro na jornada ao Cerro de Bagé, onde o Hamilton nos levou naquele fim de tarde memorável do dia 15 de julho de 2011, quando o Sol se exibiu para nós de forma exagerada. Depois, em uma sessão especial, nos apresentou uma pequena parte de seu notável arquivo. O Cid deveria ser tombado pelo patrimônio histórico. Sim, homens como Cid Magdar Marinho andam escassos nestes tempos de demolições, de esquecimentos e de abandono do bem público. Se nada mais tivesse me acontecido de bom nestes dias que passei em Bagé, conhecer o Cid Marinho já teria justificado plenamente a minha viagem. 
.

7 comentários:

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Olá, Vaz e Cid!
Neste Domingo invernal - ensolarado e de céu de andorinha - de meu Pai Oxalá, acabo de acessar o "blog" e dou de cara com vocês dois... rs...
Essa coleção do Cid - com certeza - é espetacular e valiosa e, quando a Primavera chegar com suas flores, cores e seus cheiros, também espero encantar os olhos nesse arquivo (confidencial!) do Cid! Afinal, cada imagem mexerá na memória... e "desencavará" lembranças... suspiros, até...
Desculpem. Mas é assim que sou - feliz ou infelizmente. Um cara movido à Emoção e, quem sabe, demasiadamente encantado com as Belezas (inesquecíveis!) do Passado!
Feliz em ver e receber vocês dois em minha telinha mágica, deixo, aqui, um franciscano abraço a ambos - desejando-lhes bom e belo domingo!
JJ!

Cid M. Marinho. disse...

Grande amigo Vaz,
Muito obrigado, pela tua sincera consideração! A reciproca é mútua! E graças a ti, é que estou podendo colaborar um pouco mais, nesta luta pela preservação da memória e da história de nossa mui heroica "Rainha da Fronteira"...Um grande abraço!!!
Atenciosamente,Cid.

Luiz Carlos Vaz disse...

... e lá, JJ, vais encontrar muitas fotos originais do teu "XV".

Gerson disse...

É JJ, a primavera promete muito com a parceria desses dois, teremos lindas fotos, mas por enquanto digo; "Vamos pra cima do Barça, da-lhe INTER"! Me desculpem os outros mas esse é o meu sentimento.

Cid M. Marinho. disse...

Salve grande J.J.
Muito obrigado, pelas tuas palavras amigas! A expectativa de um futuro encontro, para que nós possamos nos conhecer, e também conversarmos de tudo um pouco! Já começa a se concretizar em minha mente! Por enquanto, e para ir preparando a alma, enviei por "e-mail", algumas imagens da tua "antiga zona", onde bem viveste os teus "bons tempos de gurí"! Espero que o amigo goste!
Um fraternal abração!
Att. Cid.

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Vaz, Gérson e Cid...
"Buenas e aqui me espalho... Nos pequenos dou de plancha e nos grandes dou de talho"... rs... Relembrando o guapo e carismático Capitão Rodrigo Cambará!
Mas, indiada véia e das boa - já estou ensaiando a "Primavera em Bagé" a começar pelos meus versejos do dia-a-a-dia e pela vontade sincera de a gente lá se encontrar para prosear, rir, passear e se "balaquear" um pouco - afinal, somos crias de BAGÉ, indiada!!
Ao Cid quero dizer que recebi aquelas maravilhas todas que fizeram parte (e muito!) de minha meninice e de minha adolescência e, que, embora hoje distante e atordilhadas as melenas, continuo a Amar... pois sou assim e não de outro jeito. Muito agradeço e vou responder em PVT minha "reações emocionais"...
Ao Gérson confesso meu entusiasmo ao saber que, além de ligados por Bagé e pelo Estadual, também comungamos da mesma e Grande Alma Colorada! Surpresa agradabilíssima, tchê!! Tenho algumas poesias sobre o nosso Inter - a mais recente foi sobre o Gauchão deste ano. Interessante: aqui, sou Vermelho-e-Branco, mas em Bagé sou Amarelo-e-Preto... rs... Nesse caso, já não sei quem é meu parceiro... rsrs...
Grande abraço a todos!
JJ!

Gerson disse...

Mas bah tche JJ em Bagé sou vermelho e branco também.